quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vamos Laá !

Sei que muitos de vocês já poderão ter contato com este assunto ...É muito fácil!
Basta prestar Atenção que tudo se resolve!
Então vamos lá:



Cones e esferas !



Cone

O cone possui uma face plana e uma superfície arredondada. A face plana é chamada base do cone.



Observe um cone e a sua planificação abaixo.












Classificação do cone

b_222_247_16777215_0___<span class=Quando observamos a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é dito reto quando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não é um cone reto. Ao lado apresentamos um cone oblíquo.

Observação: Para efeito de aplicações, os cones mais importantes são os cones retos. Em função das bases, os cones recebem nomes especiais. Por exemplo, um cone é dito circular se a base é um círculo e é dito elíptico se a base é uma região elíptica.

Observações sobre um cone circular reto

1. b_311_264_16777215_0___<span class=Um cone circular reto é chamado cone de revolução por ser obtido pela rotação (revolução) de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos

2. A seção meridiana do cone circular reto é a interseção do cone com um plano que contem o eixo do cone. No caso acima, a seção meridiana é a região triangular limitada pelo triângulo isósceles VAB.

3. Em um cone circular reto, todas as geratrizes são congruentes entre si. Se g é a medida de cada geratriz então, pelo Teorema de Pitágoras, temos:

g2 = h2 + R2

4. A Área Lateral de um cone circular reto pode ser obtida em função de g (medida da geratriz) e R (raio da base do cone):

ALat = Pi R g

5. A Área total de um cone circular reto pode ser obtida em função de g (medida da geratriz) e R (raio da base do cone):

ATotal = Pi R g + Pi R2

Cones Equiláteros

b_272_246_16777215_0___<span class=Um cone circular reto é um cone equilátero se a sua seção meridiana é uma região triangular equilátera e neste caso a medida da geratriz é igual à medida do diâmetro da base.
A área da base do cone é dada por:

ABase=Pi R2


Pelo Teorema de Pitágoras temos:

(2R)2 = h2 + R2
h2 = 4R2 - R2 = 3R2


Assim:

h = R

Como o volume do cone é obtido por 1/3 do produto da área da base pela altura, então:

V = (1/3) Pi R3

Como a área lateral pode ser obtida por:

ALat = Pi R g = Pi R 2R = 2 Pi R2

então a área total será dada por:

ATotal = 3 Pi R2





C se Scvjkdbsehr

Nenhum comentário:

Postar um comentário